Nesta segunda-feira (22), em sorteio realizado na Confederação Brasileira de Futebol, os mandos de campo para as semifinais da Copa do Brasil foram definidos. Enquanto o Grêmio enfrenta o Athletico Paranaense em uma das chaves, Internacional e Cruzeiro disputam outra vaga na decisão. Ou seja, há grande possibilidade de um inédito Grenal na final do torneio. 

Semifinal 

Os jogos de ida e volta já tem data marcada, assim como os dois jogos finais. O Grêmio abre a semifinal da Copa do Brasil jogando na Arena, no dia 14 de agosto. O jogo de volta, em Curitiba, será no dia 4 de setembro. 

O adversário do Grêmio, se classificado, sairá, portanto, do confronto entre Cruzeiro e Internacional. O Colorado visita a Raposa no dia 7 de agosto pelo jogo de ida. A partida decisiva da semifinal entre os gaúchos e mineiros também está marcada para o dia 4 de setembro.

O duelo entre Grêmio e Athletico-PR começa depois por conta da decisão da antiga Copa Suruga que o Furacão, atual campeão da Sul-Americana, disputará no Japão. 

As duas equipes finalistas vão se enfrentar nos dias 11 e 18 de setembro. 

Campanha

Esta é a 14ª vez que o Grêmio disputa uma vaga na decisão da Copa do Brasil. Campeão em 2016, o Tricolor busca o sexto título da competição. Os gremistas também foram os primeiros a conquistar o torneio, quando realizada a edição número um, em 1989.

Nas fases anteriores, o time de Renato Portaluppi passou por Juventude e Bahia. Agora na semifinal, o Tricolor enfrenta o Athletico-PR, que garantiu a classificação nos pênaltis – no Maracanã, contra o Flamengo, após dois empates por 1 a 1.

Veja abaixo os resultados da campanha gremista até o momento: 

Oitavas de final 

  • Juventude 0 x 0 Grêmio
  • Grêmio 3 x 0 Juventude 

Quartas de final 

  • Grêmio 1 x 1 Bahia
  • Bahia 0 x 1 Grêmio 

Semifinal 

  • Grêmio x Athletico-PR (14/08)
  • Athletico-PR x Grêmio (04/09)