Após garantir sua passagem de volta à elite nacional, o futebol feminino do Grêmio vai disputar com o Cruzeiro uma vaga na decisão da Série A2. Do outro lado, São Paulo e Palmeiras também duelam para avançar à final do Brasileiro.

A equipe que garantiu o retorno do Grêmio à Serie A1 em 2020.

Semifinais 

No próximo domingo (28), a Gurias Gremistas recebem o Cruzeiro pelo jogo de ida da semifinal. A partida acontece no Estádio Vieirão, em Gravataí, às 15h. Já o jogo de volta está marcado para o dia 3 de agosto, às 16h, no Estádio das Alterosas, em Belo Horizonte, local em que o Tricolor já atuou duas vezes neste ano, contra o Atlético-MG e América-MG. 

São Paulo e Palmeiras também iniciam a disputa no domingo, enquanto a volta acontece no dia 4 de agosto, definindo o possível adversário do Grêmio. 

A classificação 

Pelo regulamento, as quatro equipes semifinalistas garantem vaga na Série A1. Portanto, após duas temporadas na segunda divisão, o Tricolor retorna à principal divisão na próxima temporada. 

Na ida das quartas de final, venceu o América-MG por 2 a 1 com gols de Karina e Katrine. Já na partida de volta, o empate sem gols no Vieirão garantiu ao Grêmio o objetivo principal em 2019. 

Anteriormente, na fase de classificação, o Grêmio já tinha passado com tranquilidade, perdendo apenas um confronto. No grupo 4, terminou na segunda colocação com 12 pontos ganhos em 15 disputados. As Gurias venceram o Toledo, Moreninhas, Atlético-MG e Portuguesa, e o revés foi para o Palmeiras, fora de casa. Já fase mata-mata, contra o Fluminense, vitória nos dois confrontos: 1 a 0, no Rio de Janeiro, e 5 a 0, no Vieirão. 

O Tricolor tem o 4º melhor ataque da competição, com 31 gols marcados e uma média de 3,5 gols por jogo. Na defesa, também é a 4ª menos vazada, com apenas 4 gols sofridos após 9 jogos. A atacante Karina se destaca individualmente, sendo a artilheira do Brasileiro, com 13 gols anotados. Ela divide a liderança com Carla, do Palmeiras.